Serviços

Identificação de motoristas

Identificação de motorista

O identificador de Motorista

A identificação do motorista foi desenvolvida para conseguir controlar quem está no comando de um determinado veículo, através de um acessórios instalado no rastreador veicular, onde cada motorista tem seu próprio chaveiro ou cartão identificador.

O rastreamento com identificador de motorista permite saber com detalhes através de relatórios, quem está na condução de um veículo ou quem esteve com o veículo em um determinado período.

O sistema permite de forma flexível que várias configurações sejam feitas no aparelho, como disparar alertas na cabine ou para o controlador de frota caso o motorista esqueça de se identificar, permite também controlar o tempo que o motorista está a frente do volante sendo compatível com a lei dos motoristas, também com possiblidades de avisos ao controlador de frota e avisos sonoros na cabine.

Caso o motorista esqueça de se identificar o veiculo pode soar um alarme ou emitir um alerta visual, lembrando a ele que deve seguir o procedimento. Caso ele insista em permanecer sem se identificar o veículo pode emitir outros alertas, inclusive diretamente para a empresa, ou em alguns casos, até mesmo bloquear o veículo de forma automática.

Aliando o sistema de identificação de motorista a um rastreador veicular com telemetria avançada, o sistema permite também analisar o comportamento de cada motorista, desde direção agressiva, até mesmo consumo de combustível, rotação do motor e etc, dependendo do veículo.

Esse sistema também é importante para quem tem frota grande e precisa identificar o motorista que recebeu uma multa em um determinado período, evitando ter que arcar com os custos ou controlar quem estava dirigindo mediante planilhas.

O sistema também é compatível com alguns tipos de crachás com tecnologia de aproximação, já utilizados por dirversas empresas, diminuindo ainda mais os custos e integrando a base do cliente com a mesma identificação.

Como funciona o identificador de motoristas

O sistema de identificação de motorista usa uma tecnologia chamada RFID(Identificação por Rádio Frequência), onde temos um leitor, também chamado por algus de antena, que é a parte que é fixada no veículo e o identificador, também conhecido como transponder, que é a parte móvel, um chaveiro, um cartão ou outras variações como etiquetas e etc.

Cada identificador tem um número único, que pode ser o valor padrão que vem de fábrica, ou até mesmo a matrícula de um colaborador, assim cada identificador precisa ficar com uma pessoa apenas, pois esse número a identificará no sistema e todo seu histórico

Quais as vantagens de se identificar o motorista?

As principais vantagens são:

  • Histórico de uso do veículo
  • Identificar o mal uso do veículo
  • Em caso de multas permite chegar ao condutor
  • Localizar o funcionário com maior rapidez